Clube Big Beatles traz Tony Sheridan ao Brasil

A história de Tony Sheridan com os Beatles teve inicio em 1961.

O inglês Anthony Esmond O'Sheridan McGinnity, conhecido como Tony Sheridan, nascido na cidade de Norwich em 21 de maio de 1940, estava então com 21 anos quando conheceu os meninos da cidade de Liverpool.

Isso acontece em Hamburgo na Alemanha.

Tony Sheridan já era um músico famoso e carregava na bagagem o fato de ter sido o primeiro jovem roqueiro a tocar guitarra elétrica em um programa da televisão na Inglaterra.

Alem disso ele se popularizou no Reino Unido fazendo excursões ao lado de nomes importantes como Gene Vicent, autor do clássico La Bamba.

Sheridan, que estava na Alemanha fazendo uma serie de apresentações em locais como Kaiserkeller e mais tarde no Top Ten Club, era constantemente acompanhando por jovens desconhecidos músicos.

Então, por diversas vezes, se apresentou tendo como banda de apoio grupos de Liverpool como Gerry and The Pacemakers e os Beatles, levados para lá pelo empresário Alan Williams.

Os Beatles, um quinteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Pete Best (na bateria) e Stu Sutcliff (no baixo), eram um dos preferidos.

Tocar como banda de apoio de Tony Sheridan nos palcos do Kaiserkeller e do Top Ten Club era uma grande oportunidade.

Mas a chance maior realmente aconteceu quando o produtor musical Bert Kaempfert convidou Tony Sheridan para gravar um disco pela Polydor alemã.

Os músicos que o acompanharam foram os jovens ingleses do então quinteto de Liverpool.

Tony Sheridan acabou lançando os Beatles no mundo do disco em 1961.

Os Beatles eram tão desconhecidos que no selo do disco veio estampado o seguinte: Tony Sheridan and The Beat Brothers.

Depois esse disco, rebatizado de Tony Sheridan and The Beatles, se tornou peça de colecionador e vendeu mais de 1 milhão de exemplares.

Mas a história de Tony Sheridan com os Beatles não termina aqui.

O baterista Ringo Starr, por exemplo, antes de fezer parte dos Beatles, tocou na banda de Tony Sheridan na Alemanha.

E, em 1962, durante a inauguração do Star-Club, outra casa que viria se tornar famosa em Hamburgo, Tony Sheridan tocou acompanhado dos Beatles já então com a formação que ficou mundialmente conhecida: John, Paul, George e Ringo.

E tem tembém outro fato importante envolvendo Sheridan e os Beatles.

Depois do período em Hamburgo os Beatles voltaram para Liverpool e retomaram as apresentações no Cavern Club.

Foi quando um jovem entrou na melhor loja de discos da cidade e perguntou ao proprietário se ele tinha a música My Bonnie gravado pelos Beatles acompanhando Tony Sheridan na Alemanha.

Brian Epstein, que era o dono da loja e conhecido na região por ter em seu estabelicimento o melhor e mais variado catálogo, ficou intrigado e procurou saber detalhes sobre a banda.

Descobriu que os Beatles faziam constantes apresentações no Cavern Club.

Foi até lá e acabou, após uma rápida conversa com Alan Williams, virando o empresário do grupo.

A continuidade dessa história é conhecida por grande parte do mundo.

Tony Sheridan

Tony Sheridan: Ensaio