A História mora no Cavern
Cavern Club

Esse ano a banda Clube Big Beatles fez somente duas apresentações no Cavern Club.
A primeira abriu o International Beatle Week 2008 e marcou o lançamento do CD Alive At The Cavern Club, gravado ao vivo no ano passado durante as comemorações dos 50 anos do mais famoso night club do mundo.
A segunda aconteceu no último dia do evento.
Nesses 14 anos de apresentações em Liverpool a banda Clube Big Beatles subiu no palco do Cavern Club quase 100 vezes.
E é sempre uma emoção descer pela escadaria íngreme e escura que leva ao palco.
Na descida a sensação de estar pisando nos degraus de uma das mais fabulosas histórias da música pop mundial.
Mas o que impressiona muito é o calor que faz naquele lugar.
É abafado e fedorento.
Ingredientes para transformar qualquer casa noturna em fracaso de público e bilheteria.
E já melhorou muito: agora é expressamente proíbido fumar dentro do Cavern Club.
The Cavern Club é na verdade um porão úmido com três ambientes separados por arcadas.
No ambiente central , encostado na parede, a gente dá de cara com o palco que fica recuado ao fundo.
História pura.
Mas existe um novo palco em outro ambiente.
Um ambiente que não existia nos anos 60.
Esse espaço foi utilizado por Paul McCartney para gravação do DVD que tem a participação de David Gilmour (Pink Floyd).
Mas na verdade esse não é o Cavern Club original.
O Cavern Club original foi demolido em 1973.
Tudo por causa da construção do metrô de Liverpool.
Então Bill Heckle e Dave Jones (Cavern City Tours) compraram todos os tijolos originais e montaram um novo Cavern Club praticamente ao lado do local de origem (pouco menos de 50 metros).
No exato lugar onde funciona o Cavern Club subiu um shopping (Cavern Walk).
No Cavern Walk, o shopping, tem um bar com várias fotos dos Beatles.
Nesse bar, ao lado do balcão, existe uma placa que diz o seguinte: “esse era o ponto onde ficava o palco do Cavern Club original”.

Cavern Club